Biossegurança nos centros estéticos
Biossegurança nos centros estéticos
Por meio deste trabalho destaco a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual como forma de prevenção á doenças infectocontagiosas, visto que durante os protocolos estéticos o profissional fica exposto a uma grande variedade de microrganismos. Por este motivo, é fundamental que medidas de biossegurança sejam adotadas, sendo uma delas o uso dos equipamentos de proteção individual, evitando assim, a exposição do profissional e do cliente.
- Biossegurança
Biossegurança pode ser definida como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, e proteção do trabalhador e a minimização de riscos inerentes, visando á segurança da equipe e dos clientes em quaisquer situações ou locais onde se prestem cuidados de saúde.
A Biossegurança estabelece ações para a proteção da saúde humana e uma delas inclui a utilização dos equipamentos de proteção individual, já que todos os tratamentos estéticos acabam resultando em um contato muito próximo entre o profissional e o cliente.
É de fundamental importância o conhecimento dos fatores de risco presentes durante a realização dos protocolos, pois só assim o profissional da estética irá se paramentar de forma adequada e estará atento para o descarte de materiais contaminados entre outras questões.
A biossegurança é composta por componentes que estabelecem domínio sobre os seus objetivos de reduzir ou minimizar acidentes ocupacionais em todas ás áreas de atuação.
- Equipamento de proteção individual
O profissional da área de estética atua diretamente com o paciente. Esse contato pode gerar alguns riscos de transmissão de algumas doenças, por isso devem-se adotar medidas preventivas.
É fundamental que o profissional tenha cuidados com a assepsia das mãos e dos objetos utilizados no procedimento estético e faça uso dos EPI’s. As unhas devem estar sempre curtas e limpas e os cabelos presos.
O uso do jaleco ou avental é extremamente fundamental na hora do