trabalhos
CURSO DE ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
RAIANY CHAVES SANTOS
BIOSSEGURANÇA EM CENTROS DE ESTÉTICA
PALMAS
2013
RAIANY CHAVES SANTOS
BIOSSEGURANÇA EM CENTROS DE ESTÉTICA
Trabalho apresentado ao Curso de
Estética e Imagem Pessoal da
Universidade Norte do Paraná, como requisito avaliativo parcial interdisciplinar do bloco curricular básico: Estética, Saúde e Imagem
Pessoal.
Professores: Luciana Barbosa, Poliana de Almeida Milreu, Vânia Aparecida
Terra Malachias, Maria de Almeida Bastos, Marcos Antônio Amaral, Heloísa
Maria Elaine Licha Coutinho.
Palmas
2013
.
1. INTRODUÇÃO
“O fundamento básico da biossegurança é assegurar o avanço dos processos tecnológicos e proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente.”
(COSTA, 2005, p. 1). Com a necessidade de atender as medidas técnicas de prevenção nos centros de estética, os focos relacionados a segurança são voltados principalmente nos requisitos de limpeza, higiene e esterilização dos instrumentos de trabalho e a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI's), por parte dos profissionais da área de estética.
1. OBJETIVO
Avaliar conhecimento sobre biossegurança, postura dos profissionais de estética perante seus clientes, a importância de ter bons cuidados com a imagem pessoal. Descrever praticas de biossegurança adotadas pelos profissionais e a importância de ter conhecimento dessas praticas.
2. METODOLOGIA
Entende-se como biossegurança um conjunto de medidas tomadas no processo de reduzir ou minimizar o risco de contaminação cruzada e acidente ocupacional na área de saúde (AMARAL et al., 2012).
Atualmente os clientes estão cada vez mais informados e exigentes nos serviços estéticos a eles prestados, com isso é importante que os profissionais tenham conhecimento das medidas de biossegurança, que são necessárias para evitar riscos de acidentes, riscos de infecções, riscos ergonômicos, riscos através de ruídos como