Portfólio de Biossegurança em Centros Estéticos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6 1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem demonstrar as práticas de biossegurança de um profissional que trabalha na área da estética.
A Biossegurança é de relevante importância na área da saúde, e visa não apenas abordar as medidas de controle de infecção para proteção de funcionários e usuários da mesma, mas também desempenham papel fundamental na comunidade onde atua promovendo a consciência sanitária, a importância da preservação ambiental com relação à manipulação e descarte de resíduos químicos, tóxicos e potencialmente infectantes, e também, a diminuição de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. Ela é aplicada no sentido de prevenção de riscos gerados por agentes: químicos (substâncias tóxicas); físicos (radiação ou temperatura); ergonômicos (posturais, excesso de peso); biológicos (agentes infecciosos); psicológicos (estresse).
Definição: “A Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados” (Teixeira & Valle, 1996).
Levando em consideração os fatores de risco, a biossegurança visa ações voltadas para a proteção dos profissionais e pacientes, uma delas é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os quais incluem: luvas para procedimento, avental impermeável, gorro, máscara e óculos de proteção.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Exigências Higiênicas em clínicas de Estética
Quando se pensa em um centro de estética, imediatamente, temos uma sensação de bem-estar, relaxamento, cuidado com o corpo e o psicológico e claro a beleza física. Mas, para que essa