adm e plan
Centro de Ciências Sociais
Faculdade de Serviço Social
Departamento de Política Social
Disciplina: Administração e Planejamento em Serviço Social
Docente: Ana Inês Bravo
Trabalho sobre os textos: CESAR, M. J. Serviço Social e Reestruturação Industrial: requisições, competências e condições de trabalho profissional. In: MOTA, A. E., A Nova Fábrica de consensos. SP; Cortez,1998 e AMARAL, A, CESAR, M. J. O Trabalho do Assistente Social nas empresas capitalistas. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social, direitos civis sociais profissionais. Brasília: CFESSS/ABEPSS/UnB. CEAD, 2009.
Discente: Bruna Costa Roque
Rio de Janeiro
UERJ/2015
1) Dissertar sobre os programas e políticas empresariais nos quais os assistentes sociais atuam nas empresas capitalistas de forma articulada com as modalidades de consumo, controle, reprodução material e espiritual da força de trabalho (FT).
O assistente social ao estar trabalhando num Programa de Treinamento e Desenvolvimento, que está diretamente relacionado com as novas modalidades de consumo da força de trabalho, sendo destinado à adequação do funcionamento do mercado interno de trabalho e à requalificação da força de trabalho requerida pelos novos métodos de produção, congregando as funções de: formação e treinamento; capacitação e desenvolvimento; mobilidade e sucessão. O profissional possui um papel educativo ao persuadir a ideia de “melhor desempenho” aos trabalhadores a fim do comprimento de metas pré-estabelecidas pelas empresas capitalistas.
Os Programas Participativos fundamentam-se na Gestão de Qualidade Total, tem por finalidade o atendimento das necessidades dos clientes externos e internos das organizações. Para isso, são realizados investimentos para elevar os padrões de qualidade e confiabilidade dos processos, produtos e serviços, bem como para fomentar a participação dos trabalhadores que, dentro da ordem e do universo da empresa, passa a ser