PDCA
Caio Holanda
1. PDCA
O PDCA é uma das principais ferramentas da gestão, sua sigla deriva do inglês Plan Do Check Action (planejar, fazer, verificar e agir –nesse caso no sentido de agir de maneira corretiva) e foi desenvolvido por Walter A. Shewart e disseminado por William Edward Deming e, por isso, ficou conhecido também como “Ciclo Deming”. Essa forma de agir serve tanto para implantação de novas idéias como para solução de problemas.
Como foi dito anteriormente, o PDCA é uma ferramenta que se divide em quatro etapas que visam facilitar e/ou tornar mais eficiente algum processo ou até mesmo solucionar problemas. Estas etapas são:
Planejar (Plan): consiste na definição de um plano, que por sua vez se subdivide em cinco etapas, listadas a seguir: 1) Identificação do problema; 2) Estabelecer meta; 3) Análise do fenômeno; 4) Análise do processo (causas); 5) Plano de ação.
Fazer (Do): que se baseia na execução do plano e consiste no treinamento dos trabalhadores envolvidos no método a ser empregado, na execução e a coleta de dados para análises futuras. Esta etapa se subdivide em duas: 1) Treinamento e 2) Execução da Ação
Verificar (Check): consiste na análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados da etapa anterior.
Agir (Act): é a ultima etapa deste ciclo e se caracteriza pela realização das ações corretivas, que nada mais é que a correção da falhas encontradas na etapa anterior e pelo processo de padronização das ações executadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Concuros ADM http://www.concursosadm.com.br/ Rumo à qualidade http://rumoaqualidade.wordpress.com/ Infoescola
http://www.infoescola.com/