ADM - A CONDIÇÃO HUMANA
É preciso construir uma realidade cada vez melhor para todos. Nossa reflexão filosófica vai percorrer os caminhos na busca da iluminação da utopia de um novo homem e de uma nova sociedade. Haveremos de nos questionar sobre quais aspectos e por quais razões partimos do pressuposto de que o mundo que temos carece urgentemente de mudanças profundas. Buscaremos com- preender que somente uma postura de uma autêntica cidadania poderá levar à realização de um mundo mais justo e mais equitativo.
o ponto de partida de nossa reflexão vai abordar a condição humana, to- mando o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975) como fio condutor. A grande novidade da existência humana se faz pelo fato de alguém vir a este mundo e ter que fazer uma travessia realizadora. Sua pas- sagem vai se constituir em uma permanente atividade de transformação de si e de seu mundo, através do labor, do trabalho e da ação", Transitando entre as três formas de atuação sobre o mundo ou se fixando em uma única maneira de fazê-lo, é assim que a condição humana haverá de se caracterizar.
Sua passagem poderá ser realizadora ou, então, sucumbir em emaranhados de descaminhos desumanizadores e de frustrações.
Labor
Arendt (2007, P.90) inicia a reflexão sobre as atividades humanas dis- tinguindo-as em labor, trabalho e ação. Ao falar do labor, refere-se ao desprezo enraizado já na cultura da antiguidade grega a tudo que exigia esforço físico. 9 Destaca-se a importância de se definirem os termos, mesmo quando poderiam ser usados como sinônimos, para conferir um significado especial a um e outro .
•
• Filosofia e Cidadania