gestão de pessoas
A gestão de pessoas substitui a Adm. De RH, com o argumento de ser uma área muito restrita, pois percebe as pessoas como recursos, a gestão de pessoas, trata as pessoas como colaboradores e parceiros.
Adm Cientifica: É um movimento baseado nas experiências de Taylor e Fayol com o objetivo de substituir a improvisação pelo empirismo, fazendo que seja racionalizado o tempo de trabalho, diminuindo o tempo consumido.
Fayol contribui com a dm cientifica, com isso formulou uma doutrina, vindo a ser conhecida como Fayolismo, no qual atribui capacidades técnicas do seu subordinados através dos princípios: conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Escola relações Humanas também conhecido como escola humanística de adm, foi a oposição da teoria adm. clássica, foi o movimento que passou a valorizar as relações humanas no qual constatou a necessidade de considerar fatores psicológicos a sócias na produtividade
Relação Industrias, o movimento surgiu a partir da década de 50, e determinou algumas mudanças, tais como a preocupação com a condição de trabalho e a concessão de benefícios aos trabalhadores através de um fortalecimento entre as entidades sindicais.
RH: É o que se responsabiliza com a seleção, faz testes admissionais, cuida da parte das relações humanas entre os funcionários.
DP: faz a parte burocrática
Administração de recursos humanos: começa a ser articulada na década de 60, quando passa a substituir outras expressões anteriormente utilizadas pelas organizações: Administração de Pessoal e Relações Industriais. O aparecimento da Administração de Recursos Humanos deve-se à introdução de conceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas à gestão de pessoal. O conceito de sistema pode ser definido como um conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou