adm cientifica
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração. A administração é uma ciência social aplicada e fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. Com isso notou-se que para gerir esses elementos era preciso saber planejar, organizar, liderar e controlar tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. O estudo e a busca por uma melhor forma de gerenciar essas variáveis deu origem às teorias administrativas marcando um gradativo passo no desenvolvimento da Teoria Geral da Administração. Neste trabalho estudaremos a teoria científica da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
DESENVOLVIMENTO
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor (185-1915), que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
Primeiros estudos essenciais de Taylor
Em relação ao desenvolvimento do pessoal e seus resultados objetivamente ele acreditava que, oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
Em relação ao planejamento da atuação dos processos achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria, visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos estabelecia a coparticipação entre o capital e o