Adm Burocratica
GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA/PR
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM “APRENDER FAZENDO”
Érica Letícia Neves da Cruz
Lenice
Patricia
Lorena
Ketlen
Jhenifer
TEORIA BUROCRATICA DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas Administrativas, integrante do 3º módulo do Curso de Aprendizagem de Assistente Administrativo, como requisito parcial de conclusão de modulo. E ministrada pela Prof.º Camila.
Telêmaco Borba, PR
23 de maio de 2015
INTRODUÇÃO
A Teoria da Burocracia remete de maneira ampla e genérica, ao próprio significado da palavra burocracia, que segundo o dicionário Michaelis significa:
sf (fr bureaucratie) 1 A classe dos funcionários públicos, principalmente dos das secretarias de Estado. 2 Influência e predominância dos funcionários públicos, especialmente dos das secretarias de Estado, no governo do país. 3Administração dos negócios públicos por hierarquia de funcionários. 4 Qualquer sistema de administração, em que os assuntos são tratados por escrito e dependem da assinatura de vários funcionários. 5 pej Administração com excesso de formalidades.
Dessa forma a Teoria da Burocracia, é implantada, quando as demais teorias da administração existentes já não refletiam ao cenário exigia algo mais racional. E Weber, pai dessa teoria, acreditava que burocratizando os processos e os formalizando, a margem de erro seria menor, e quando houvesse um erro seria mais fácil de rastrear em qual parte do processo onde ele ocorreu ou se iniciou.
Segundo Kurcgant, a proposta burocrática visa à eficiência organizacional, detalhando por menores como as coisas deverão ser feitas, assim prevendo detalhamento do funcionamento organizacional. Caracteriza-se ainda pela impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função dos cargos e funções que exercem na organização. [...]
1. WEBER E A BUROCRACIA
Maximilian Karl Emil Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e