BIOQU MICA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO
ECOLOGIA
Prof°a: Renata Gorjão
JANAINA DOS SANTOS BARRETO RGM: 142840-3
SÃO PAULO
2015
ÍNDICE
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS pág. 1
MATERIAIS UTILIZADOS pág. 2
RESULTADOS pág. 3
CONCLUSÃO pág. 5
TIPOS DE SOLO
O solo brasileiro é formado a partir de três estruturas geológicas, são elas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma permite a formação de determinados minerais e solos. A partir dessas estruturas geológicas são identificados quatro tipos de solos: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra-roxa é um solo proveniente do basalto de origem vulcânica, é caracterizado pela sua cor avermelhada inconfundível, devida à presença do mineral magnetita, um óxido de ferro.
Massapé: Massapé é um tipo de solo de cor bem escura, quase preta, conhecido pela sua elevada fertilidade, encontrado na região litorânea do nordeste brasileiro. Esse solo é proveniente da decomposição de gnaisses, fílitos e demais rochas escuras, tem em sua composição uma elevada presença de argila. Ele se forma através da decomposição do granito, em regiões tropicais que possuem estações seca e úmida bem definidas.
• Salmorão, principalmente, no Centro-Sul do Brasil. Proveniente da erosão de rochas graníticas e gnaisses o salmorão é encontrado nas regiões sul, sudeste e centro oeste brasileiro, é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de