Aditivos para concreto
Definição:
Aditivos são produtos que adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, de modo a facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.
Os principais tipos de aditivos, suas funções e denominações são:
Plastificantes Redutores de Água
Função: plastificar o concreto aumentando o Slump sem adição de água, ou reduzir a água mantendo o Slump com conseqüente aumento de resistência inicial e final, sem alteração do tempo de pega.
Super Plastificantes Redutores de Água
Função: Idem a dos plastificantes, porém consegue-se os mesmos efeitos com menores dosagens e também a confecção de concretos de alta performance.
Incorporadores de Ar
Função: incorporar ao concreto ou argamassa, tornando-as mais coesivas, untuosas, aumentam resistências mecânicas, diminuem segregação, melhora o acabamento das faces nas desenformas e deixam as arestas das peças melhores acabadas.
Aceleradores de Pega
Função: acelerar pega do concreto ou argamassa, com aumento reativo da resistência inicial (podendo diminuir a final se dosados em excesso) para serviço de concretagens, reparos estruturais, apoios de máquinas e serviços afins. Aceleradores a base de cloretos não são recomendados para utilização em contato com aço, pois ocorrerá oxidação. Aceleradores a base de aluminatos podem ter qualquer aplicação.
Retardadores de Pega
Função: retardar a pega do concreto para facilitar sua aplicação em longas distâncias, lançamento de concreto em climas frios, etc.; geralmente estão associados a um aditivo plastificante.
Microssílica
Função: produção de concreto de alta performace – alta