Aditivos Concreto
Definição
Os aditivos superplastificantes de pega normal para concreto são produtos isentos de cloreto que promovem a dispersão do material cimentício, possibilitando a produção de concretos com um maior índice de consistência e a redução da água de amassamento, sem afetar significativamente o tempo de pega. São prontos para uso e atendem a norma NBR-11768, sendo classificados como Tipo SP.
Os aditivos superplastificantes surgiram á partir da década de 70. Devidos aos avanços na tecnologia do concreto e dosar concretos com resistências elevadas e alto desempenho (CAD), permitem elaborar concretos com baixíssimo teor de água, podendo-se reduzir em até 30% a quantidade de água no concreto, com o conseqüente aumento de sua resistência.
Agem na superfície das partículas de cimento causando repulsão entre os grãos mergulhados na água da mistura. Podem ser do tipo SPR (Produto que combina os efeitos dos aditivos superplastificanetes e retardador), ou do tipo SPA (Produto que combina os efeitos dos aditivos superplastificanetes acelerador).
Como CAR utilizam mínimas relações água/material aglomerante, a consistência desejada é obtida utilizando-se aditivos superplastificantes. A escolha do aditivo fica limitada pelo custo, eficiência e compatibilidade com os demais materiais. A dosagem deve ser a mínima possível até atingir a consistência requerida.
Aditivo SP Superplastificantes
- Indicações:
Na construção civil a água representa mais o sinônimo de problemas do que solução. Esse elemento essencial para tantas coisas pode prejudicar vários aspectos em uma obra. Na produção de argamassas e concretos quanto menos água for adicionada melhor para se obter resistência, mas ao mesmo tempo o concreto e a argamassa precisam ser fluidos e trabalháveis. Para casos como este, foram criados os aditivos que reduzem a quantidade de água de amassamento sem alterar as propriedades do concreto ou da argamassa. Os aditivos plastificantes e