Aditivos para concreto
Os principais tipos, funções e denominações destes produtos que, adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, facilitando seu manuseio e emprego e oferecendo muitas vantagens.
Retardadores de Pega
Retarda o início da pega, proporcionando melhores condições de concretagem. O aditivo distribui o desenvolvimento do calor de hidratação por maior espaço de tempo. Permite interrupções nas concretagens sucessivas, evitando juntas frias.
Os aditivos retardadores retardam a osmose da água nos grãos de cimento, agindo por defloculação e adsorção. Assim, dificultam e bloqueiam temporariamente a dissolução da cal dos silicatos e aluminatos, precipitando em forma de hidróxidos menos solúveis do que o hidróxido de cálcio.
A retardação, devida ao envolvimento dos grãos de cimento por absorção, prolonga por mais tempo as reações de pega. Facilita a dissipação de calor, desenvolvida durante a pega, evitando o surgimento de um forte gradiente de retração, causa da microfissuração superficial. Preenche as necessidades de retardação do início da pega, além de satisfazer os efeitos obtidos com o emprego dos plastificantes.
Proporciona uma mistura plástica, coesa e trabalhável, obtendo-se assim um concreto homogêneo, com maior impermeabilidade, maiores resistências mecânicas e ao desgaste, melhor aspecto, maior proteção da ferragem e maior durabilidade.
Há também aditivos à base de naftaleno-sulfonado, substância química que possui alto peso molecular. Por isso prolonga a consistência, o tempo de pega e a fluidez por mais tempo (variando de acordo com a porcentagem de uso do aditivo). Dispensa as partículas do cimento tornando o concreto mais fluido.