Fiscal de tributos
Somos indagados desde cedo sobre a escolha de nossa profissão, e isso é um fator extremamente importante para nossa carreira profissional. Percebe-se que um caminho promissor para uma inserção bem sucedida no mercado de trabalho exige um alto nível de especialização profissional. De fato, o mercado de trabalho está mais seletivo e, assim, o profissional apto a atender às exigências e às transformações pelas quais passam o mundo detém melhores chances de sucesso. Porém, poucos estão atentos à trajetória a ser percorrida para alcançar um alto nível de especialização, visto que são muito vastos os segmentos e estes apresentam diversas possibilidades de especializações.
Assim, refletir, planejar e traçar uma carreira futura torna-se condição vital para o sucesso profissional no mundo globalizado. Planejar uma carreira não é só escolher uma profissão ou um curso de graduação a seguir, mas também um segmento e uma indústria de atuação para os quais o jovem ou profissional deverá se preparar, munindo-se de todas as ferramentas necessárias que trarão a especialização e o diferencial competitivo desejados.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e descrever uma das possibilidades de atuação do contador, mais bem remuneradas e reconhecidas atualmente que é a de Fiscal de Tributos.
2. DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO
Primeiramente, para entendermos qual a função do Fiscal de Tributos, devemos saber qual a definição de tributo. Nos termos do Código Tributário Nacional, especificamente em seu artigo 3º, tributo é “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”[1].
Assim, resumidamente, tributo é a obrigação imposta às pessoas físicas e jurídicas de recolher valores. É vulgarmente chamado também de imposto, embora tecnicamente este seja mera espécie dentre as