Linguistica
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
CURSO – LICENCIATURA EM LETRAS
DISCIPLINA – LINGUISTICA I DATA: 03/ 2012
EXERCÍCIO DE REVISÃO – II UNIDADE
QUESTÕES
1 – Discorra sobre a importância de Ferdinand Saussure para a Linguística Moderna.
Os estudos de Ferdinand Saussure foram essenciais para a linguística, conceitos como langue e parole, sintagma e paradigma e significante e significado concedeu a ele o titulo de pai da linguística moderna. Saussure defendeu que a linguagem é um fenômeno psicossocial composto de língua (é um sistema, nenhum falante pode mudar) e fala (é o uso). Seus estudos diacrônicos e sincrônicos da língua serviram para dar um rumo diferente aos estudos linguísticos que anteriormente só se preocupavam em comparar as línguas ou então traze-las como uma ferramenta que se tornaria imutável. Os estudos diacrônicos e sincrônicos resolveram o problema, os estudiosos da língua enxergaram os dois rumos de estudo que se poderia fazer ao trabalhar com a língua.
2 – Saussure considera a língua como um sistema de signos formados pela “União do sentido e da imagem acústica”. Com base no exposto, explique a Teoria do signo linguístico e comente sobre os princípios da arbitrariedade e linearidade.
O signo linguístico não une um nome a uma coisa, mas um conceito a uma imagem acústica. Saussure nos mostra que o signo não é um conjunto de sons, cujo o significado são as coisas do mundo. O signo é a união de um conceito com uma imagem acústica, que não é o som material, físico, mas a impressão psíquica dos sons, perceptível quando pensamos numa palavra, mas não a falamos. O signo é uma entidade de duas faces, uma reclama a outra, à maneira do verso e do anverso de uma folha de papel. Percebem-se as duas faces, mas elas são inseparáveis. Ao conceito Saussure chama significado e à imagem acústica, significante. Não existe significante sem significado e nem significado