adenoide
Conhecida popularmente como “carne esponjosa”, a adenoide é uma massa composta por tecidos linfoides que fica localizada na nasofaringe. Juntamente com as amígdalas ajuda na manutenção de um organismo saudável retendo os germes nocivos que tentam passar pelo nariz e pela boca.
As adenoides produzem anticorpos para auxiliar no combate e na prevenção de infecções. Não é possível observar esta massa ao abrir a boca, ao contrário do que ocorre com as amígdalas. Para tanto o médico necessita olhar com um pequeno espelho ou com um instrumento associado a uma fonte luz. Na grande parte dos casos um raio-x é a melhor forma de observar a “carne esponjosa”.
Muitas vezes a região fica aumentada ou inflamada devido a algum tipo de infecção. Tal situação provoca dores e a respiração fica dificultada. A adenoidite é uma enfermidade que acomete a adenoide. É mais comum em crianças do que em adultos e não possui distinção entre os sexos. O tratamento costuma ser efetivo apenas com o uso de antibióticos. Em alguns casos, entretanto, pode ser preciso a realização de uma cirurgia para retirada das adenoides.
Adenoidite
A+a-
Imprimir
Adenoide é o nome de dois pequenos conglomerados de tecido linfoide, que se localizam na rinofaringe, região situada atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca). Adenoide não é o nome de uma doença. Assim como as amídalas (ou tonsilas), elas são órgãos que fazem parte do sistema imunológico e produzem anticorpos. Conhecidas popularmente como carne esponjosa, constituem um mecanismo de defesa contra a invasão de agentes estranhos ao organismo.
As adenoides, que não são visíveis quando a pessoa abre a boca, aumentam de volume nos primeiros anos de vida, mas começam a regredir por volta dos seis, sete anos de idade. Como nariz, garganta e ouvido se comunicam internamente, as adenoidites (processo inflamatório) de repetição ou hipertrofia das adenoides (crescimento muito rápido), além