Imuno Trabalho
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dayane Schimit M Soprano
Odonto 041/2014
Trabalho de Imunologia
MANAUS
2013
Órgãos imunitários primários
Medula óssea – A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
A célula que origina as células sanguíneas é chamada de célula progenitora ou célula-mãe, estas células existem em pequeno número no sangue e em maior quantidade na medula óssea. As células- mãe se auto renovam ou se diferenciam e passam por diversos estágios de maturação, antes de passarem para o sangue. O processo de formação das células sanguíneas é chamado de hematopoeise. Além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores. É nesse órgão que ocorre o processo de amadurecimento dos linfócitos B.
Timo – O timo é uma glândula situada no tórax, atrás do osso esterno e faz parte do sistema imunológico. É onde a maturação de um tipo de célula de defesa, o linfócito T, essencial para a resposta imunológica do organismo.
Órgãos imunitários secundários linfonodo – Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são órgãos encapsulados formados por tecido linfoide, encontrados espalhados por todo o corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos. Estão presentes na axila, virilha, ao longo do pescoço e em grande número no tórax e abdômen (em especial no mesentério). Estes órgãos desempenham papel na defesa do organismo, sintetizando anticorpos. Estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos ali presentes.
Tonsilas – As tonsilas são aglomerados de nódulos linfáticos revestidos apenas de epitélio. Estão localizadas na cavidade bucal, sendo conhecidas como tonsilas palatinas; próxima ao arco palatofaríngeo, na parte