TRABALHO DE IMUNO ANTIBIOTICOS
Este grupo de alunos buscou trabalhar em literaturas atuais, abordar o “Mecanismo de Ação dos antibióticos nas bactérias”. Durante o estudo procuramos nos organizar para que o trabalho tivesse conhecimentos resumidos e de fácil entendimento para os alunos dos primeiro semestre de faculdade, relacionada a área da saúde, porque sabemos que muitos alunos vieram de escola publicas, outros de escolas particulares, mas que não isentam, nem um, nem outro da dificuldade de formular um trabalho acadêmico, porque todos estão chegando para uma realidade que não existia no ensino médio. Sendo assim facilitamos ao máximo o estudo, e que também nos servirá de degrau para a próxima etapa.
INTRODUÇÃO
Os agentes de doenças infecciosas humanas são bactérias, fungos(leveduras e bolores), protozoários, helmintos (vermes) e vírus.
Várias das características essenciais para um bom entendimento desses organismos são propriedades marcantes é o fato de bactérias, fungos, protozoários, e helmintos serem celulares, ao passo que os vírus não o são. Essa distinção baseia –se em alguns critérios :
-ESTRUTURA;
-MECANISMO DE REPLICAÇÃO;
-GENÉTICA;
-PATOGÊNESE;
- HISTORIA DO ANTIBIÓTICO;
-E O MECANISMO DE AÇÃO DOS ANTIBIÓTICOS.
A BACTÉRIA
As células bacterianas têm um núcleo procariótico, enquanto os vírus são celulares e não possuem um núcleo.
E todas a células contêm tanto DNA, como RNA, enquanto os vírus contêm DNA ou RNA, nunca ambos.
Células bacterianas e fúngicas são envoltadas por uma parede celular rígida, enquanto as células humanas, de protozoários e helmintos apresentam membrana celular flexível.
A parede celular bacteriana contém peptideoglicano, enquanto a parede celular fúngica contém quitina.
As bactérias apresentam três formas:
- cocos (esferas) esses são organizadas em três padrões(pares, cadeias e agrupamentos;
- bacilos (bastonetes);
-espiroquetas (espirais).
O tamanho da maioria das bactérias varia de 1