CONTABILIDAE INTER
Receitas operacionais Bruta Venda de mercadorias Prestação de serviços Produção
(-) Deduções e Impostos
(-) Cutos CMV CSP CPP
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas Operacionais Despesa ADM Despesa Pessoal Despesas Financeira Despesas Venda Despesas Tributarias
(=) Resultado operacional
(-) Outras despesas
(-) Outras Receitas
(=) Resultado antes do IR
(-) IRPJ
(-) CSLL
(=) RESULTADO LIQUIDO .
PATRIMONIO LIQUIDO
O PL é formado pelo Grupo de Contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. A partir de 01/01/08 por força da Lei 11638/2007, para sociedades por ações a divisão do PL será: *Capital Social; *Reservas de Capital; *Ajustes de avaliação Patrimonial; *Reservas; *Prejuízos acumulados.
RESERVAS
*Reserva de Capital: ganhos obtidos sem uma contra-partida, podem ser destinadas ao aumento de capital social, podem também ser utilizada para compensação de prejuízos, distribuição de dividendos, ou ainda resgate de ações.
*Reservas de Reavaliação: Aumento dos elementos do Ativo em novas avaliações com base em Laudos aprovados em assembléia geral, obs. Desde 2010, não é mais permitido fazer reavaliação de ativos.
*Reservas Estatutárias: Constituida com base no lucro liquido e no estatuto da empresa. Deve conter: *modo preciso completo para sua finalidade; *critério para destinar a sua constituição; * limite.
*Reservas para Contingência: Tem como finalidade a proteção dos dividendos em períodos incertos, destinados no presente uma parcela de Lucro a sua constituição, esta reserva, caso não seja utilizada no período devera ser revertida e acrescida no próximo período. *Reserva de Retenção de lucros: Tem por finalidade financiar projetos de investimentos no próprio negocio, também pode ser usada na compensação de Prejuízos acumulados.
*Reservas de Lucros: São uma destinação do lucro liquido da empresa dividi-se em:
-Reserva Legal:Tem por