FICHAMENTO CAROL
Na atualidade o empreendedorismo cresce cada vez mais aqui no Brasil, um dos maiores motivos desse crescimento é o alto nível de desemprego, onde as pessoas se veem necessitadas de obter sua renda e a única ferramenta que encontra é criar seu próprio negócio.
Entretanto, esse fato não é nada bom pois o empreendedorismo por necessidade pode levar a falta de planejamento e organização e assim se tornar mais passível de não dar certo, é visto que a taxa de mortalidade desses pequenos empreendimentos ainda é muito grande, visto que em nosso país não há uma boa política para esses pequenos negócios, dificultando muito a vida dos novos empreendedores.
Diante desse cenário não muito favorável para as pessoas que buscam essa carreira se faz necessário entender um pouco do conceito de empreender, primeiramente se desfazer da ideia que ser empreendedor são para aqueles que nascem com um dom, empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado.
O que significa empreendedorismo?
Em sua definição mais simples é saber transformar ideias em oportunidades de negócio. Esse é chave, todos nós temos ideias a todo instante mas saber transformar essa ideia em uma oportunidade, diagnosticar que no mercado há uma certa necessidade a ser atendida que faz a diferença.
Empreendedor X Administrador.
Dornellas em seu livro mostra várias definições de administrador sendo este aquele que planeja, organiza, controla, gerencia, supervisiona.
É válido ressaltar que um administrador nem sempre é um empreendedor, porém um empreendedor pode ser sim um bom administrador.
Principais características de um Empreendedor
Visionário
Sabe tomar decisões
Explora ao máximo as oportunidades
Dinâmico
Bom relacionamento (Networking)
Assume riscos calculados
Bom Líder e formador de equipe
Tipos de empreendedor
Nato: Nasce com essa facilidade de criar, de ter ideias e perceber as oportunidades.
Herdeiro: Que herdou um negócio de