fichamento tamires
Bem, em primeiro lugar você deve permitir que sua curiosidade fique em evidência e estar atento(a) a tudo o que ocorre à sua volta, principalmente aos problemas do cotidiano que muitas pessoas reclamam a respeito, mas ninguém dá a devida atenção para resolvê-los. O importante aqui é perceber que o problema deve ser coletivo, ou seja, que não se trate de algo específico seu ou de poucas pessoas. Explico melhor: um problema só se transformará em oportunidade de negócios quando muitas pessoas sentirem seus efeitos.
Porem por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio considerando os aspectos internos, se isso não estiver fortemente associado a suas paixões pessoais, a suas motivações intelectuais e a sua capacidade de realização, a ideia tende a não representar a melhor ideia para o seu perfil empreendedor. Várias boas oportunidades não deram certo não em função da ideia em si, mas de quem estava empreendendo. Trabalhar muito por algo que não o inspire e motive não o levará muito longe. A vontade fornece energia para todas as etapas de criação de um negócio e é fundamental na fase de planejamento, na qual a atividade de busca de informações é fundamental e exige do empreendedor tempo, paciência e desejo de aprender. É o momento de investir tempo e energia, para depois investir capital, se for o caso.
Isso porque nessa fase deve ser destacada a importância da compreensão do mercado, com o objetivo da identificação de oportunidades de negócio que, na maioria das vezes, estão associadas com as necessidades das pessoas ou empresas.
O empreendedor pode também criar oportunidades, através de propostas de produtos e serviços diferenciados e que, com o tempo, passarão a ser adotados pelo público. Portanto, procurar responder às perguntas: Quem irá comprar meu produto ou serviço? Por quê? é o primeiro passo no sentido de entender as oportunidades. A busca por essas respostas