Fichamento “A Cultura Artística da Renascença”
Teoria e história da Arquitetura e do Urbanismo
Prof.ª Carol Heldt
Fichamento “A Cultura Artística da Renascença”
São Paulo, abril 2012
Ficha
1 Tipo de base: livro
2 Assunto: Cultura da Renascença
3 Palavras chaves: projeto; pintura; obras arquitetônicas.
Base
1 Autor: BENEVOLO, Leonardo
2 Titulo: História da cidade
3 Editora: Perspectiva
4 Local, data: São Paulo, 2005.
5 Edição consultada: 4ª edição
6 Data da primeira edição: 2003
Parte
1 Titulo: A Cultura Artística da Renascença
2 Origem do texto: Livro História da Cidade
3 Tipo de texto: didático
4 Página inicial e página final: 401 a 423.
Resumo
Com a interrupção do desenvolvimento de Florença no século XIV, famílias aristocratas passaram a dirigir a cidade. Eles não cobravam dos artistas a inovação, mas sim o aprimoramento das formas de construção já existentes.
Essa postura permitiu que os novos artistas – Ghiberti, Brunelleschi, Donatelo, Masaccio, Paolo Ucello – dessem continuação a obras de gerações anteriores, como o Palácio dos Priores, mas agora com um caráter autônomo, deixam de ser florentinas para serem italianas e universais, dessa forma tornam-se especialistas de confiança, independentes da comunidade da cidade, aptos para trabalhar em qualquer local.
Na arquitetura surge um novo método de trabalho, criado por Felippo Brunellesqui, diferencia-se o projeto da execução, o arquiteto dos operários, torna-se necessário conhecer a forma exata da obra antes de sua execução. E a arquitetura ganha um rigor intelectual e cultural. Para projetar é preciso considerar primeiramente a proporcionalidade, pois os desenhos contem informações importantes da obra a ser realizada, estabelecer as medidas, e pensar nos caracteres físicos..
Os elementos do edifício deveriam seguir os modelos romanos, e embora pudessem sofrer modificações, era importante que se reconhecesse o embasamento.
Embora Brunelleschi tenha