Fichamento do livro " O que é Arte" Jorge Coli
FACULDADE SUMARÉ
Luciane Aparecida Lopes dos Santos NIB-7ºSEM.
Fichamento do livro “O que é Arte”
Jorge Coli
São Paulo
2014
Luciane Aparecida Lopes dos Santos RA: 1113605 NIB-7ºSEM.
Fichamento do livro “O que é Arte”
Jorge Coli
Trabalho apresentado para obtenção de nota do 2º bimestre da disciplina Metodologia do Ensino de Artes.
Professora Orientadora: Ana Cristina de S. Eicardi
São Paulo
2014
Introdução
“Dizer o que seja a arte é coisa difícil. Um sem-número de tratados de estética debruçou-se sobre o problema, procurando situá-lo, procurando definir o conceito”. (pg. 7).
Em resposta ao autor, o mesmo acautela de decepção quando se trata da busca de resposta, que define o conceito de Arte, há divergências e contradições e não havendo uma clareza e definição exata.
“É possível dizer, então, que arte, são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia... se não conseguimos saber o que a arte é, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas”. (pg. 8).
O autor deixa uma falsa serenidade quando determina o que é arte, embora havendo uma complexidade da questão, há uma maneira de saber quais coisas corresponde à ideia de arte e como nos comportamos diante da mesma, é uma fragilidade do esvaziamento de sentido que envolve essa ideia.
“Para decidir o que é ou não arte, nossa cultura possui instrumentos específicos. Um deles, essencial, é o discurso sobre o objeto artístico, ao qual reconhecemos competência e autoridade. Esse discurso é o que proferem o crítico, o historiador da arte, o perito, o conservador de museu. São eles que conferem o estatuto de arte a um objeto. Nossa cultura também prevê locais específicos onde à arte pode