Adaptação
As primeiras relações sociais da criança ocorrem na educação infantil. Muitos estudos indicam que a qualidade do relacionamento que estabelecem com os pais, é fundamental no desenvolvimento social da criança. A atenção e o afeto recebidos na infância, tanto dos pais quanto dos professores e demais adultos com os quais convive, ajudam-na a ver o mundo de forma positiva e a acreditar que a convivência com os outros também será agradável. Na verdade, as crianças precisam de bons modelos para desenvolver habilidades sociais.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. Afasta-se parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas. Para que essas mudanças sejam incorporadas de maneira tranquila pelas crianças, nós temos o cuidado de envolver os pais nesse processo de adaptação, pois permanecendo na escola e vivenciando a formação de vínculos de afeto com o professor e com os demais colegas de seu filho, assim como observando a implantação da rotina pelo grupo, acreditamos que os pais ficam seguros e naturalmente passam essa segurança para as crianças.
Como são essas crianças?
EDUCAÇÃO INFANTIL - Crianças de 18 meses a 05 anos
• Querem descobrir, conhecer, investigar o mundo que as rodeia;
• Tem os sentidos aguçados: tocam tudo o que veem;
Sentem, cheiram, são atentos aos ruídos, sons ritmados, movimentos, percebem e identificam as cores e as formas;
• Habilidosas para colher informações, para buscar soluções simples e às vezes fantásticas para os problemas;
• Tem grande capacidade de preservar histórias na memória...
• Querem saber os por quês de tudo! Por que será?
• A imaginação e a fantasia ocupam grande parte de suas brincadeiras!
• Nos jogos dramáticos, exercitam o comportamento de imitar ações, revelando a sua criatividade e assim vão entendendo como as coisas são na realidade...
Aprende-se muito brincando...
As