Trabalho de Filosofia – Filme Lincoln
No Norte a industrialização (com trabalho assalariado) era cada vez mais favorecida; herança dos europeus. No Sul devido ao clima, permaneceu a agricultura com mão- de- obra escrava.
Em 1860 Abraham Lincoln, o advogado de família pobre elegeu- se presidente pelo Partido Republicano.
Lincoln tinha como preocupação maior a preservação da unidade do país, a questão da escravidão era secundária, porém em seu discurso, mesmo reforçando sua ideia de que a abolição da escravidão estava em segundo plano, não convenceu os sulistas, que ao se verem ameaçados, se juntaram numa Confederação e se separaram do restante do país (União) e se voltaram com operações militares contra o Norte.
O conflito que começou favorável à Confederação, logo se inverteu. Lincoln se recusava a conceder o direito de independência ao Sul e ao prever a derrota dos sulistas, resolveu juntar as questões abolicionistas ao primeiro plano.
Em 22 de setembro de 1862, Abraham Lincoln proclamou a emancipação dos escravos que poderiam viver livres à partir do próximo janeiro. A partir disso, a guerra passou a ter dois sentidos; a preservação da unidade do país e o fim da escravidão.
A Guerra Civil resultou em aproximadamente 650.000 mortos e a reconstrução do país foi longa.
Lincoln fez com que os dois objetivos fossem alcançados; o país permaneceu unido e os negros foram integrados na sociedade como assalariados (pouco depois essa ação foi reconhecida na Constituição – 13ª Emenda).
Abraham Lincoln morreu assassinado por um fanático sulista em um teatro e até hoje é reconhecido como herói pelos americanos.