EMERGÊNCIAS DOMICILIARES ENVOLVENDO CRIANÇAS.
Almaiz Maiara Léda Caetano ¹
Resumo
O presente estudo resulta de uma pesquisa realizada através da revisão da literatura. A pesquisa relata a importância de conhecer as principais causas de emergências domiciliares em crianças, criando condições para estabelecer estratégias de orientação e prevenção quanto aos riscos de acidentes domésticos e na ação de um atendimento pré-hospitalar eficaz.
Palavras-chave: Acidentes Domésticos.Criança.Emergências.
1 INTRODUÇÃO
Os acidentes domésticos estão relacionados com o comportamento familiar e social, com fatores educacionais, econômicos e culturais, com as fases específicas das crianças, caracterizadas pela curiosidade e aprendizado. Desta forma, na faixa etária de 1 a 5 anos, os principais acidentes ocorridos no domicílio são as quedas, queimaduras, aspirações ou introduções de corpos estranhos e intoxicações exógenas (SOUZA;RODRIGUES;BARROSO, 2000).
2 ACIDENTES DOMÉSTICOS COM CRIANÇAS
Os acidentes domésticos com crianças são situações complexas e revelam grave problema de saúde pública. Existem indicadores elevados de acidentes infantis porque é tido como obra do destino, ou ainda como algo comum nesta faixa etária. Sendo assim, além da identificação dos fatores envolvidos na ocorrência dos acidentes e do tratamento de suas conseqüências, é preciso propor e experimentar formas de promover saúde e prevenir acidentes domésticos infantis (ACKER; CARTANA, 2009). Na sua fase de exploração e descoberta, a criança introduz objetos pequenos na boca, fossas nasais e condutos auditivos, constituindo um acidente potencialmente fatal por muitas vezes causar obstrução das vias aéreas. Os óbitos ocorridos no local do acidente ou a caminho do serviço de urgência demonstram a necessidade de serviços pré-hospitalares eficientes e de orientação quanto aos primeiros socorros a serem adotados. (MARTINS; ANDRADE, 2008). Segundo Filócomo e outros (2002), as crianças do