Pré-História – Arte e Beleza
Pré-História – Arte e Beleza
A divisão, do ponto de vista da Pré-História e da História, faz parte da localização temporal para efeito de estudo, e distingue as sociedades a partir da escrita. O Período Pré-Histórico abrange desde o surgimento dos primeiros seres humanos, há aproximadamente três milhões de anos, até mais ou menos cinco mil anos, ou seja, 3000 a.C.O primeiro período é conhecido como Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico. O período seguinte é reconhecido por Idade da Pedra Polida ou Neolítico. Por volta de seis mil anos atrás, os homens desenvolveram a técnica da fundição de metais, período conhecido como da Idade dos Metais.
Os artistas das cavernas
Podemos afirmar que a arte é uma experiência fundamental. Uma das principais maneiras de o homem pré-histórico se expressar é por meio do símbolo e dos animais. Antes de surgir o primeiro tijolo na arquitetura, as pinturas nos interiores das cavernas já existiam, evidenciando a passagem do homem e as primeiras sociedades. O objetivo dominante da existência pré-histórica parece ter sido a obtenção de alimento, que significava a caça ao animal. Para facilitar a caça, foram criados ritos, signos e símbolos mágicos para imbuir os caçadores de poderes especiais. O símbolo representa a realidade antes de acontecer, operando como efeito mágico.
Para o homem pré-histórico, as cavernas eram lugares para esconder os símbolos mágicos, o que demonstrava um cuidado na ocultação de imagens.
As pinturas na gruta de Lascaux
As pinturas da gruta de Lascaux, no sul da França, foram criadas em épocas sucessivas, embora não tenham sido pintadas em um único período. A gruta tornou-se um santuário, formado pela natureza, num centro de rituais que abrangeram períodos diferentes da pré-história. Descobertas em 1940, apresentam três ambientes: um corredor de acesso, um vão com grafitos e a sala dos touros. Nessa última, seis touros, medindo cinco metros cada,