Resenha crítica dos filmes a ilha e gattaca
A ILHA. Direção: Michael Bay. Produção: Michael Bay, Ian Bryce, Laurie MacDonald e Walter F. Parkes. Interpreters: Ewan McGregor, Scarlett Johansson, Djimon Hounson, Sean Bean, Steve Buscemi. Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci e Caspian Tredwell-Owen. Cidade do Estúdio: DreamWorks SKG / Warner Bros. / Parkes/MacDonald Productions, 2005. 127 minutos, son.,color.
GATTACA. Direção: Andrew Niccol. Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher. Interpreters: Ethan Hawke, Uma Thurma, Jude Law, Gore Vidal, Xander Berkeley, Jayne Brook. Roteiro: Andrew Niccol. Cidade do Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Jersey Films, 1997. 112 minutos, son., color.
2 RESUMO DAS OBRAS
A ILHA
Lincoln Six-Echo é um morador de um utópico porém rigorosamente controlado complexo em meados do século 21. Assim como todos os habitantes deste ambiente cuidadosamente controlado, Lincoln sonha em ser escolhido para ir para "A Ilha" – dita o único lugar descontaminado no planeta. Mas Lincoln logo descobre que tudo sobre sua existência é uma mentira. Ele e todos os outros habitantes do complexo são na verdade clones cujo único propósito é fornecer “partes sobressalentes” para seus humanos originais. Percebendo que é uma questão de tempo antes que seja “usado”, Lincoln faz uma fuga ousada com uma colega chamada Jordan Two-Delta. Perseguidos sem trégua pelas forças da instituição que uma vez os abrigou, Lincoln e Jordan entram em uma corrida por suas vidas e para literalmente conhecer seus criadores.
Gattaca
Nada de discriminação por raça ou dinheiro: na sociedade do futuro mostrada em gattaca, quem manda mesmo é o código genético de cada um. O protagonista é Vincent Freeman , uma pessoa comum e com genes imperfeitos que sonha tomar parte numa viagem tripulada a uma das luas de Saturno. Vai atrás de seus objetivos e com a ajuda de um médico, assume a identidade genética de Jerome , um ex-atleta geneticamente perfeito que depois de