Leishimaniose tegumentar sintomas e transmição
1097 palavras
5 páginas
A Giardia lamblia, chamada de Giardia intestinalis ou Giardia duodenale, é um protozoário que parasita os intestinos dos seres humanos. Formas de transmissão da Giardia: é transmitida pela via fecal-oral. Qualquer situação em que os cistos de giardia liberados nas fezes alcancem a boca de outras pessoas, causará a contaminação.
Sintomas da giardíase: A maioria das pessoas contaminadas pela Giardia lamblia não apresentarão sintomas. Naqueles que terão sintomas, os mais comuns são:
Diarreia, normalmente bem líquida, mas por vezes gordurosa, chamada de esteatorreia Cólicas abdominais; Mal-estar; Flatulência; Náuseas e vômitos; Emagrecimento
Febre é um sintoma menos comum e ocorre em menos de 15% dos casos.
Os sintomas descritos acima costumam surgir em aproximadamente 1 a 2 semanas após a contaminação com os cistos de Giardia. Na giardíase crônica, os sintomas mais comuns são: Fezes pastosas; Esteatorréia (fezes gordurosas e com forte odor); Perda de peso importante; Cansaço; Depressão
O paciente com giardíase apresenta dificuldade em digerir gorduras, carboidratos e vitaminas. Até 40%dos pacientes desenvolvem intolerância a lactose.
Diagnóstico da giardíase: diagnosticada através do exame parasitológico de fezes.
Tratamento da giardíase: O tratamento é feito normalmente com metronidazol por 5 dias. Outra opção é o Albendazol, também por 5 dias.
tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Nas mulheres a tricomoníase é uma das principais causas de vaginite e corrimento vaginal, mas costuma ser uma infecção assintomática nos homens.
Transmissao: A via sexual é virtualmente a única forma de transmissão, sendo incomum a contaminação através de roupas, toalhas ou outros fômites.
O Trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário. O protozoário causa lesão do epitélio