Adam Smith
(1723-1790)
Adam Smith, o criador da economia politica, iniciou sua carreira no magistério lecionando retorica e beletrística em Edimburgo, capital da Escócia, antes de se tornar professor de logica e de filosofia moral na Universidade de Glasgou.
Adam Smith, nasceu em Kirkcaldy, em 1723, era filho de um funcionário, que foi juiz defensor e interventor de alfândegas, vindo a ocupar posição semelhante em Edimburgo, no fim de sua vida.
1748 - Estudou nas universidades de Glasgou e Oxford, entrando no ensino acadêmico em Edimburgo, onde lecionou retorica e beletrística.
1751 - Tornou-se professor de logica e depois de filosofia moral na Universidade de Glasgou sucedendo a Francis Hutcheson, que tinha sido seu professor.
1759 - Publicou a Teoria dos Sentimentos Morais, o que lhe deu certa fama.
1764 – Abandonou a universidade para se tornar tutor do jovem duque de Buccleuch com o qual viajou à França, onde viveu até 1766. De volta a Grã-Bretanha, recebeu do duque uma pensão que lhe permitiu dedicar-se inteiramente à tarefa de terminar seu grande livro, que seria publicado em 1776, com o título de Investigação sobre a Natureza e a Causa da Riqueza das Nações. Essa obra alcançou desde logo, considerável sucesso, dela tendo sido tiradas nada menos que cinco edições ainda em vida do autor. Além das pequenas correções em todas as edições, Adam Smith procedeu as alterações e acréscimos significativos na terceira, que pode ser considerada definitiva.
1778 - Foi nomeado diretor da Alfândega escocesa.
1787 – Foi nomeado Lorde Reitor da Universidade de Glasgou. Adam Smith faleceu em 17 de julho de 1790.
Bibliografia: Os Pensadores. Abril Cultural
Colégio São José e São Geraldo
Adam Smith
Aluna: Ana Carolina Ferreira de Oliveira
Professor: Douglas Jonas
Série: 2º ano EM
10/06/2014