Lista De Exerc Cios
Desirreê Sayuri- 2ºB nº:08 1) A adversidade diante do poder metropolitano português no século XVIII originou a Inconfidência Mineira (1789) e a Inconfidências Baiana (1798) nas quais ambas eram emancipacionistas, de ideologia liberal diante do Antigo Regime colonialista. Dentre os movimentos políticos ou filosóficos que caracterizaram o período e influenciaram estas, se enquadra o Iluminismo, o Liberalismo, a independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e o movimento republicano. Apesar das semelhanças, as Conjurações se diferenciavam na composição social, tendo um perfil predominantemente elitista na Mineira, enquanto na Baiana contou-se com a participação mais significativa de camadas populares. Outra diferença marcante é o fato de que o movimento mineiro não apresentou entre as suas propostas a abolição da escravidão, o que era cogitado por algumas lideranças da rebelião baiana.
2) a) O episódio ficou conhecido como “Inconfidência” ou “Conjuração Mineira” (1789).
b) O estopim ou motivação imediata se deu pela previsão de uma nova derrama, forma de recolhimento compulsório dos impostos atrasados instituído pela Metrópole na região das Minas.
c) Quanto à memória edificada em torno de Tiradentes, a Monarquia foi quase indiferente à sua personagem, devido esta simbolizar um movimento pró-republicano. Essa, nos seus ápices, tinham sua imagem como uma figura hábil politicamente e visionária, visto que sua elite, construíra um panteão de heróis, que teriam influenciariam a nova forma de governo, no qual Tiradentes detinha lugar especial. O Estado-Novo concebia-o como valoroso, afeito ao trabalho, porquanto podia ser modelo da nova cidadania, sendo assim, uma figura de civismo, amor à pátria e à coletividade.
3) a) A sociedade composta era dividida em ordens ou estamentos baseada no privilégio do