Activo Imobilizado
Introdução
O ativo imobilizado inclui todos os ativos da empresa referentes a edifícios, instalações e equipamentos, incluindo os terrenos, as construções e benfeitorias, os móveis, os equipamentos, as viaturas e outros bens que sejam destinados ao uso da empresa para suas operações, adquiridos por aquisição ou arrendamento financeiro.
Aquisição e avaliação
As empresas adquirem imóveis e equipamentos por três meios:
Compra direta
Investimento em uma corporação que mantém o patrimônio
Arrendamento financeiro junto a um terceiro
O investimento inicial da empresa em imóveis e equipamentos deve ser registrado em conformidade com as normas internacionais de contabilidade. Bens não depreciáveis como terrenos devem ser mantidos ao custo de aquisição.
Os bens que incorrem em perda econômica de seu valor em decorrência do seu uso devem ser depreciados em conformidade com a vida útil do bem.
Permite-se também a reavaliação de ativos imobilizados, sendo a diferença registrada como reserva de reavaliação e apropriando-se para resultados conforme a realização do ganho.
Aluguéis e arrendamentos
As empresas muitas vezes mantêm imóveis alugados ou os adquirem por meio de arrendamento financeiro. Tais aluguéis e arrendamentos devem ser registrados em conformidade com as normas internacionais de contabilidade. O arrendamento financeiro exige a capitalização do valor do bem como um ativo pelo valor presente dos pagamentos estabelecidos, inclusive do valor residual, e o reconhecimento da responsabilidade financeira pela dívida assumida.
Quando o aluguel não se caracteriza como arrendamento mercantil, os valores pagos não são capitalizados como ativo e devem ser registrados como custos.
Os ativos intangíveis devem ser registrados no ativo imobilizado de acordo com as normas internacionais de contabilidade.