Geral
-------------------------------------------------
Amortização, conceito contabilístico
Amortização também pode representar a perda de valor de um equipamento no tempo (uma peça de mobiliário, uma máquina de produção, uma fotocopiadora, um automóvel, uma fábrica, etc.) devido ao uso e desgaste do mesmo. Neste caso, trata-se da amortização de um activo. Ou seja, equipamentos e edifícios cuja vida útil para a empresa ultrapassa um exercício, não vêem o seu custo levado unicamente ao exercício em que são comprados. Pelo contrário, o custo reconhecido com estes equipamentos e edifícios é apenas a parte relativa à utilização em cada exercício, na forma de uma amortização.
-------------------------------------------------
Efeitos no cash flow
Quando um equipamento ou edifício sujeito a amortização é comprado, a saída de dinheiro para o adquirir dá-se no momento da compra ou pouco depois, geralmente pela totalidade do preço. Porém, o seu custo só é reconhecido ao longo do tempo via amortizações que não implicam uma saída de dinheiro da empresa. Isto implica uma grande diferença entre a contabilidade de custos e o cash flow, diferença essa relevada nas correcções que o mapa de cash flow introduz.
Existem 2 métodos para calcular o valor das reintegrações, amortizações ou depreciaçõesdo imobilizado, método das quotas degressivas e método das quotas constantes, regrageral é o último que se utiliza regularmente.O metodo das quotas constantes são obrigatórias nos casos de activos como: edifícios,viaturas ligeiras de passageiros, exceptuando quando afectos à própria actividade daempresa, mobiliário e equipamentos