Actividades Costa Nova
Considerada a capital da Ria ou a “Veneza de Portugal”, Aveiro é uma das cidades mais interessantes do litoral português.
A Ria de Aveiro divide-se em três canais passando pela cidade: Pirâmides, São Roque e Santos Mártires (ou Paraíso). Os famosos moliceiros, barcos típicos de Aveiro, oferecem um colorido e uma animação únicos, junto com a reflexão das casas caiadas e as revestidas em azulejos nas águas dos canais. No verão estas águas transformam-se numa atracção turística, uma festa de luz e cor, as pessoas vivendo uma experiência enriquecedora.
A oferta de actividades desportivas é muito diversificada, incluindo: pesca (Aveiro tem recebido imensas regatas e provas de competição), motonáutica, bare-foot, bodyboard, canoagem, caça submarina, esqui aquático, kitesurf, mergulho, natação pura, natação sincronizada, pólo aquático, pentatlo moderno, remo, surf, bodysurf, triatlo, vela, wakeboard, windsurf e passeios marítimo-turísticos. Mantém-se a ligação à tradição, mas com algumas novidades bem mais radicais, tais como o windsurf, o kitesurf e até viagens aéreas sobre a ria. Quem promove este tipo de actividades assegura que a Ria de Aveiro “é dos locais do país com melhores condições para praticar esse tipo de desportos, nomeadamente, o windsurf e o kitesurf”. A largura dos canais e o vento que se faz sentir na região são os ingredientes base para o sucesso daqueles desportos.
1.1. Ria de Aveiro
A Ria de Aveiro estende-se pelo interior, paralelamente ao mar, numa distância de 45 quilómetros e com uma largura máxima de 11 quilómetros, no sentido Este-Oeste de Ovar a Mira. A Ria é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do século XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa.
Abarca onze mil hectares, dos quais seis mil estão permanentemente alagados, desdobra-se em quatro importantes canais ramificados em