CRIANÇAS QUE FREQUENTAN CRECHE
1477 palavras
6 páginas
Inicialmente as creches no brasil estiveram vindculadas ao atendimento de populaçao de baixa renda e o trabalho desenvolvido era de cunho assistencial- custodial. essa realidade foi modificada, ocorrendo um aumento no numero de creches e escolas maternais em toda as classes sociais.A propria constituiçao brasileira de 1988 reconheceu a creche como uma instituição educativa, sendo um direito da criança opcao da familia e um dever do estado. A partir da LDB (20/12/1996) a creche passou a ser incluida como parte da educacao infantil responsavel pela crianças ate os tres anos de idade.
A entrada de bebes na creche principalmente nos primeiros anos de vida é um tema que tem gerado controversias no meio cientifico e leigo. O trabalho com crianças pequenas requer cuidados especiais e o planejamento do atendimento é diferente do realizado com as crianças maiores. Deste modo estudos nesta area sao fundamentais, principalmente dentro do novo contexto social em que muitas maes precisam retornar ao trabalho poucos meses apos o nacimento do filho.
Um dos primeiros estudos foi realaizado durante a sugunda guera mundial por Burlingham e A. que obsrvaram crianças de zero a quatro anos que estavam separadas de suas maes e eram atendidas em creches.
Alem destes, o estudo solicitado pela organizaçao mundial de saude a BOWLBY em 1951. Neste estudo ele ressaltou as influencias negativas, para o desenvolvimento da personalidade, do cuidado materno inadequado na primerira infancia e os efeitos de separaçoes nente periodo. Bowlby (1976/1995) emfatizou que seria essencial para a saude mental que o bebe e a criança pequena tivessem uma relaçao calorora, intima e continua com sua mae e que fosse prazerosa e satisfatoria para ambus. esta relaçoa com a mae seria fundamental nos tres primeiros anos de vida da criança.
A criança mostra a maior perturbaçao ao separar-se da mae, quando ela fica num ambiente estranho ou quando é cuidada por uma pessoa desconhecida, do que quando é deixada