Potencialização do Espaço Marítimo e Litoral Português
Com este trabalho, realizado no âmbito da disciplina de geografia, pretendo aprofundar os meus conhecimentos relativamente às possíveis medidas de potencializar os diversos sectores relacionados com o espaço marítimo, bem como do litoral português. Para isso irei expor oito projectos reais – notícias, neste caso -, cada uma delas com um tema diferente, as quais irei depois analisar de maneira a descrever os seus objectivos, os apoios que receberam, a forma como contribuem para o desenvolvimento das regiões em que se inserem e a importância de se proceder a um rígido ordenamento da orla costeira portuguesa, abundante em recursos.
As notícias foram todas elas recolhidas na internet e espero que sejam de fácil entendimento; as explicações dadas correspondem ao trabalho que desenvolvemos com a professora e aos conhecimentos não aplicados no teste, ainda por avaliar.
A abordagem será a mais sucinta possível tentando assim conjugar uma resposta completa com uma de fácil entendimento para todos, irei ainda mostrar algumas imagens relacionadas com cada um dos temas.
As notícias são então acerca do sector da aquicultura, da indústria conserveira, da extracção do sal, da extracção das algas, da exploração petrolífera, da actividade turística, das energias renováveis e da constituição de áreas protegidas, todas elas aplicadas, obviamente, ao território português.
Espero que seja um trabalho esclarecedor e que possam entender melhor a dinâmica costeira e marítima portuguesa.
1. AQUICULTURA
‘OSTRAS DE SEGUNDA GERAÇÃO CRIADAS EM ÁGUAS DO SADO’
Mesmo em dias de crise, o sucesso de Les Portugaises, como estão registadas, não pára. A empresa sadina encontrou um filão que pôs termo à decadência da ostra do Sado iniciada na década de 60 - quando cerca de quatro mil pessoas se dedicavam à sua produção - em consequência da poluição industrial. (…) Hoje, a Sapalsado cria ostras bebés vindas de França (em Portugal ainda não existem maternidades desta espécie)