Plano de Carreira - Resumo
DEFINIÇÕES E CONCEITOS
Carreira é uma sequencia de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa.
O plano de carreira está relacionado com os objetivos profissionais do indivíduo e suas aspirações pessoas de carreira. Portanto estes são estabelecidos a partir dos interesses e expectativas do indivíduo.
Âncora de carreira é um autoconceito que orienta, estabiliza e integra as experiências profissionais de uma pessoa. Pode apresentar 5 formas:
Âncora de Competência técnica/funcional: Pessoas avessas a mudanças e conservadoras, que agem de forma a manter suas habilidades técnicas atuais.
Âncora de Competências de gestão: São as competências que tem a capacidade de equilibrar o racional e o emocional, as quais são essenciais a quem pretende ocupar altas posições nas organizações.
Âncora de Segurança: Receio das pessoas de serem remanejadas, expatriadas ou de mudar de empresa.
Âncora da Criatividade: Ligadas aos empreendedores, que buscam sempre a inovação, desenvolvendo as mais diversas ações de maneira jamais realizadas.
Âncora da Autonomia/Independência: Parecida com a anterior, entretanto voltada para a fuga das regras, normas e regulamentos na busca por um grau de liberdade. A cultura organizacional pode agir como limitadora desta âncora. Ambientes organizacionais altamente mutáveis levam os interesses da carreira individual muitas vezes a um conflito com os interesses e as necessidades da organização, frustrando aspirações e desejos individuais.
O planejamento de carreira é um processo continuo de interação entre o empregado e a organização visando a atender aos objetivos e interesses de ambas as partes. O limite da carreira do individuo será o potencial do mesmo e as oportunidades oferecidas pela empresa.
A organização, apesar de não ter o dever de definir o plano de carreira individual, tem a responsabilidade de elaborar um