Marketing no Setor Contábil
São José, 20 de novembro de 2012.
A contabilidade está entre as ciências mais antigas do mundo e o motivo para o seu crescimento foi a necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios. Embora a forma de controle tenha evolui do de métodos mais rudimentares para aqueles mais sofisticados. Possibilitados pelos avanços tecnológicos e pelo conhecimento científico acumulado, a principal finalidade da Ciência Contábil está relacionada ao provimento de informações úteis aos usuários, que contribuirão no processo de tomada das melhores decisões entre as alternativas disponíveis.
O mercado contábil está cada vez mais competitivo, e é preciso estar preparado fidelizando o cliente utilizando técnicas diferenciadas. Porém, no setor contábil a comunicação como ferramenta de divulgação não tem sido aceita, um dos motivos para essa atitude pode estar no excesso de conservadorismo.
O desafio para as organizações é a aplicação de modelos integrados de comunicação que otimizem a eficiência e a eficácia das entidades. A forma como a empresa se comunica com seu público, interno e externo, requer atenção diferenciada do gestor contemporâneo, no sentido de apresentar produtos e serviços com qualidade, buscando ser a primeira na mente de seu consumidor (cada vez mais exigente), com novos conceitos aflorando e as pessoas voltando- se cada vez mais às questões relacionadas ao ambiente social em que vivem.
O marketing é uma ferramenta muito valiosa para as organizações. Nas empresas contábeis, a utilização de marketing sem ferir o Código de Ética virou um fator diferencial. Para atingir seus objetivos as organizações precisam satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes.
A contabilidade e o Marketing
No Brasil, a Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, estabelece as demonstrações financeiras que devem ser objeto de constituição e divulgação pelas