Conceito De Desporto
“Podemos entender-nos com pessoas que não falam a mesma língua mas não podemos entender-nos com pessoas para quem as palavras não têm o mesmo significado.”
Jean Rostand
UM TEMPO PARA O DESPORTO
No nosso actual tempo, no vertiginoso caminho do séc. XXI, é urgente que o presente tempo do nosso Sistema Desportivo se enriqueça, prepare e antecipe o futuro através dos benefícios de um “caos científico” ou da “desordem” que naturalmente prenuncia uma “ordem” nova ou adequada.
O Desporto, força jovem do nosso tempo, mereceu profunda reflexão, análise e debate conceptual por parte de eminentes pensadores que nos preparavam e informavam para os desafios do futuro. De uma razoável plêiade, permitimo-nos destacar R.
Maheu, ex. Director Geral da UNESCO, que a propósito desse fenómeno cultural do
Século, o Desporto, em sua mensagem nos dizia e nós em apontamento, por tremendamente actual, destacámos:
(…) “Fenómeno social de dimensões planetárias, cujas raízes mergulham nas múltiplas ramificações da vida dos jovens e dos adultos, dos homens e das mulheres – prática, espectáculo, ascese e divertimento, profissão e educação, higiene e cultura -, é passado o tempo em que o Desporto dependia da fantasia da evasão individual.
Doravante, encontramo-lo estreitamente ligado – umas vezes como causa, outras vezes como efeito ou simples indício, mas sempre digno do maior interesse – aos dados dos grandes problemas cuja solução condiciona o futuro da nossa civilização, o rejuvenescimento da população, a urbanização, a organização comunitária nas sociedades em via de evolução rápida, a estruturação dos jovens Estados. Assim no actual tempo de mudança é necessário, ou mesmo prioritário, repensar como nos diz
R. Maheu, o papel do Estado, no quadro do Sistema Desportivo, revendo e actualizando a sua orientação não só face às novas concepções dinâmicas de
Mirandela da Costa
Página 1
Contributo para um conceito do Desporto