Hidro
André Ribeiro nº2 12º A
Índice
1-Introdução 3
2-Violência no desporto 4
3-Hooliganismo 5
3-Casos mediáticos de violência no futebol 6
3.1-Caso Scolari 6
3.2- Caso Zidane 6
3.2- Outros casos 7
4-As claques 8
6-Soluções para acabar com a violência no desporto 9
7-A minha opinião 10
8-Conclusão 11
9-Bibliografia 12
1-Introdução
Neste trabalho tenho como função transmitir às pessoas que no desporto nem tudo é perfeito como se pode pensar. Tentarei demonstrar que nem sempre o desporto é visto como algo de positivo para a nossa sociedade, e que muitas das vezes se coloca contra os nossos sonhos e os ideais da sociedade.
Quanto à violência no desporto falarei, ainda de alguns casos mais marcantes e populares no desporto.
Apresentarei também o conceito de Hooliganismo, que na maioria das vezes está ligado à violência no desporto tal como as claques dos diversos clubes. Em grande maioria dos casos relacionados com a violência no desporto realizam-se em recintos desportivos.
Mostrarei algumas soluções para acabar contra estes acontecimentos que escurecem o nome do desporto.
Por fim, falarei eu próprio sobre a violência no desporto dando a minha opinião de uma forma breve sobre o assunto.
2-Violência no desporto
O desporto sempre esteve e está associada à actividade física, ao lazer, bem-estar, e essencialmente à alegria entre as pessoas, ou seja, relaciona na maioria aspectos positivos.
Contudo, o desporto transporta consigo paixões, ódio, raiva, e também divisão de opiniões, gostos que leva as pessoas a dividirem-se pelos seus ideais, como por exemplo no clube que apoiam. Isto é um motivo que leva as pessoas a confrontarem-se.
Essas divisões de ideias vão levar à chamada “ Violência no Desporto”, o que podemos considerar o lado negativo do desporto. Mas desporto é sinónimo de divertimento enquanto violência é sinónimo de impulso ofensivo, força, crueldade, tirania.
Nos tempos de hoje é