HIDRO
É uma modalidade da fisioterapia que utiliza a água no tratamento de algumas enfermidades onde englobam patologias neurológicas, músculo-esqueléticas e cardiorrespiratórias, buscando a recuperação funcional e a reeducação motora. O tratamento e realizado em piscinas aquecidas entre 32 a 35ºC graus, onde s ão aplicadas técnicas especificas no tratamento de diversas doença. Na Hidroterapia são traçadas condutas e exercícios personalizados para cada pessoa, de forma a acelerar e facilitar a reabilitação.
Os efeitos fisiológicos da hidroterapia se devem ao resultado da combinação da piscina aquecida e seus princípios físicos com os exercícios terapêuticos. Alguns dos importantes princípios físicos da piscina são: densidade relativa da água, flutuação, pressão hidrostática e temperatura adequada.
Podemos citar como benefícios terapêuticos da Hidroterapia a promoção do relaxamento muscular,diminuição da dor, da rigidez muscular, o aumento da amplitude articular, o fortalecimento muscular, a melhora no sistema circulatório, a manutenção e melhora do equilíbrio, propriocepção, coordenação e postura entre outros. Durante a imersão em água aquecida, os pacientes com dor, têm como resultado um alívio desta dor que fica “enganada ou bloqueada”. Esta analgesia (diminuição ou ausência da dor) é uma das maiores vantagens da hidroterapia.
Há também relaxamento muscular e melhora da movimentação articular. O relaxamento muscular é conseguido através da própria temperatura da água (32 e 35 graus). A melhora da movimentação articular é alcançada pela flutuação onde ocorre diminuição da compressão das articulações doloridas e auxílio no movimento.
A densidade relativa determina se um corpo irá flutuar ou não em água. Flutuação e a densidade estão muito relacionadas. Uma das principais vantagens da hidroterapia é a diminuição do peso facilitando assim os movimentos dentro da àgua. Logo, movimentos que fora da àgua podem ser dolorosos e difíceis, dentro da àgua se