Normas e rotinas de enfermagem
NORMAS E ROTINAS DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM
MANTENA/MG
REV. JAN/2010
ELABORADO: Claudineia De Oliveira (Enfermeira) Raquel De Souza Oliveira (Enfermeira) Pollyane Maria Ferreira
REVIZADO: Marta Edite Baia (Enfermeria Rt)
MANUAL DE NORMAS E ROTINAS
Este manual foi elaborado com uma visão conceitual de cada etapa, pois cada uma possui características próprias e é continuação da outra.
Sua clareza determina e facilita os passos a serem seguidos em cada ação e em que nível esta se enquadrará.
1 - CONCEITOS
Normas
Conjunto de regras, instituições ou leis que nortearão o serviço como um todo, devendo ser adotadas como base na administração do serviço.
Ao se elaborar uma norma, é importante observar teor de “lei ou guia“. Por isso, deve ser abrangente e de fácil compreensão.
Rotinas
Conjunto de eventos em seqüência, realizados por mais de uma pessoa no desempenho das tarefas.
Cada unidade deve possuir suas específicas, pois os recursos e as atividades se diferenciam entre os diversos tipos de clínica.
2 – NOÇÕES DE ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Conceitos:
• Assepsia: Sendo o conjunto de meios para impedir a contaminação dos materiais, havendo ausência completa de microorganismos patogênicos em um ambiente, como em salas de cirurgia, nos instrumentos usados durante as intervenções, com a finalidade de evitar a ocorrência de infecções durante as operações.
• Anti-sepsia: Emprego de substâncias químicas com o fim de inibir o crescimento numérico de microorganismos patogênicos.
• Anti-séptico: Substância utilizada para destruir microorganismo ou inibir sua reprodução ou metabolismo, aplicada por via tópica em superfícies cutâneas ou mucosas.
• Esterilização: Ação de tornar estéril; processo