Relat Rio Aula Pr Tica
VANESSA DONE DE FREITAS MOREIRA
RELATÓRIO / AULA PRÁTICA: GABARITO CONTÍNUO
Macapá, 2015
VANESSA DONE DE FREITAS MOREIRA
RELATÓRIO / AULA PRÁTICA: GABARITO CONTÍNUO
Relatório apresentado como requisito avaliativo ao curso de Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Macapá – FAMA ao professor Sandro Sanches.
Macapá, 2015
Primeiramente usamos uma base como referencia para afincar o primeiro piquete, podendo ser um muro, um poste, meio fio, etc... Depois deste fixado, usamos o prumo para deixar a verticalidade perfeita como auxilio no nivelamento e posteriormente com uma trena identificamos a distancia do primeiro para o segundo piquete, onde também se confere o prumo. Usando as medidas 3,4 e 5 ou 6, 8 e 10 temos um perfeito esquadrejamento da seguinte forma, com o primeiro piquete já fixado, amarramos uma linha neste e partimos em direção a uma medida “x” que será a locação do segundo piquete onde, nele formamos um triangulo retângulo com as linhas, sendo que a partir deste medimos 60 cm para o lado fixo, para o outro cateto medimos 80 cm (lado móvel) e a hipotenusa fica com 100 cm.
Com o segundo piquete já fixado, usamos a mesma técnica para os outros dois pontos que formam as medidas extremas da área que será trabalhada. Terminada esta primeira fase, identificamos as medidas de recuo frontal, lateral e fundo com o auxílio de um prumo de centro. Posteriormente colocam-se tábuas ao redor do esquadrejamento como medida para uma melhor durabilidade deste gabarito, tais tábuas devem ser alocadas com auxilio de mangueiras de nível.
Após esta fase, fixamos pregos nas tábuas com medidas já estabelecidas pelo projeto, onde nos darão a exata localização dos pilares como exemplo, formando eixos alfa numéricos, onde serão identificados através dos pontos de intercessão que a linha nos trará. Para finalizar, conferem-se todas as medidas para garantir o esquadrejamento.