Fair play
Nos dias que correm, o Desporto tornou-se um tema de culto, a área de maior expansão nos últimos anos. Os eventos desportivos realizaram-se em datas que marcam a história da raça humana, os atletas tornaram-se heróis e exemplos a seguir pela sociedade moderna. Em 2012, comemora-se o Ano Nacional de Ética no Desporto, cujo fair play tem um papel importante, no projeto que o nosso governo lançou.
O Fair Play é um termo inglês que significa “ Jogo Limpo”, uma filosofia desportiva que consiste: “O desportivismo no desporto é sempre vencedor”. Podemos afirmar que o fair play é constituído por valores como, o respeito, a honestidade, a lealdade, a solidariedade, a partilha, o esforço e a exemplaridade do espírito, valores estes que vigoram na Carta Olímpica. Uma grande parte do Desportivismo (Fair Play) está relacionado com o Olimpismo, este consiste numa vida e uma atitude ética cujos valores não podem ser descurados.
A enumeras campanhas de promoção do fair play, mas a profissionalização do desporto, fez com que o conceito fair play fosse um pouco inibido. Nós, através da nossa formação no desporto, temos que introduzir mais profundamente esta temática no desporto, ou então adapta-la aos dias de hoje.
Conceito de fair play
O Código de Ética Esportiva, elaborado pelo Conselho da Europa (1996), ressalta que o fair play está além de um simples comportamento:
O fair play significa muito mais do que o simples respeitar das regras mas cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro, e de espírito desportivo, um modo de pensar e não simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção.
O Código considera o desporto como uma atividade sociocultural que enriquece a sociedade e a amizade entre as nações, sendo praticado legalmente. O