Fair play
Professor Diogo Saraiva
1º ano do ensino médio
Fair Play
Segundo o Comitê Internacional do Fair Play ( criado pela UNESCO em 1963 ) “ Fair Play é um conceito complexo, que compreende e incorpora um conjunto de valores que são fundamentais não só para o esporte, mas também à vida cotidiana.
O Fair Play não é uma teoria. Fair Play é uma atitude que se manifesta no comportamento social diário. Sempre que agimos com “Fair Play” contribuímos para a construção de um mundo pacifico e melhor. Os seguintes valores que são os blocos de construção do “Fair Play” podem ser facilmente expressos nas interações da vida cotidiana.
Respeito, amizade, trabalho em equipe, a concorrência leal, o respeito pelas regras escritas e não escritas, igualdade, integridade, solidariedade, tolerância e cuidado.
Alegria
O termo “FAIR PLAY” é de origem inglesa e aparece em textos de 1595 referendando inicialmente o comportamento dos juízes da corte passando à subsequência ter o significado de jogo leal. Foi absorvido pelo idioma português aparecendo na primeira edição do dicionário Houaiss, 2001. Gramaticalmente trata-se de um sintagma inglês, isto é uma unidade de análise sintática composta de um núcleo, no caso o adjetivo FAIR ( justo, franco, limpo ) e o substantivo masculino PLAY ( jogo ) que unidos formam uma locução substantiva.
De origem aristocrática inglesa, os valores do Fair Play, foram referencias para a pratica esportiva durante muito tempo mesmo que algumas vezes sendo transgredidas. Dessa forma, podemos perceber que o Fair Play tem uma forte raiz aristocrática, caracterizada pela riqueza e pelo poder que os aristocratas detinham na sociedade inglesa da época.
A adesão voluntária as regras esportivas, princípios e códigos de conduta, obedecendo ao principio da justiça e renunciando a vantagens injustificadas. A educação olímpica seria como uma escola de cavalheirismo prático, ensejando a oportunidade de aprender que o sucesso é obtido não apenas através