Fair play
O conceito de fair play foi resgatado, na atualidade, pelo Barão de Coubertin que se inspirou na sociedade inglesa no século XIX para pensar esse conceito na reestruturação das Olimpíadas Modernas.
Dessa maneira, o termo surgiu (ou ressurgiu) como uma transferência do modelo de comportamento inglês, ou melhor, o que preconizavam as escolas inglesas que trabalhavam valores dos esportes –que naquele momento estavam se estruturando-, e assim sendo, o jogo limpo, defendido por Coubertin, representava a honra, a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Ao apontarmos que o fair play significa jogo limpo devemos ter consciência de que esse jogo (play) não está apenas relacionado com questões esportivas, mas também, com essa prática social.
O Conceito de Fair Play
Nesse tópico, irei apresentar o significado e a origem do conceito de fair play. Iniciamos definindo o que vem ser esse conceito e, na sequencia, discorremos sobre a origem do mesmo, que foi representado na modernidade junto com a recriação das Olimpíadas Modernas. Mas afinal, o que significa as palavras fair e play e como podemos traduzir e entender o conceito fair play?
A tradução que mais observamos é aquela que afirma que tais palavras significam jogo limpo (play=jogo; fair=limpo), mas essa tradução reflete todo o significado de seu conceito? Consultando um dicionário (Hollaender; Sanders, 1996) encontramos além de limpo, as seguintes traduções para a palavra fair; justo, honesto, equitativo, moderado, provável, bom, belo, verdadeiro, promissor, democrático etc. Para a palavra play, além de jogo, relacionamos as seguintes possibilidades de tradução, entre tantas; disputa, divertimento, brincadeira, obra etc (como substantivos); e tocar, jogar, brincar, representar (como verbo). Podemos perceber como essas palavras inglesas são ricas em significação e nos proporcionam uma gama de possibilidades de tradução. Tal constatação também foi apontada por Loland (2002, p.13), quando discorreu