Fair-play
“Fair Play significa muito mais do que respeitar as regras; contempla as noções de amizade, de respeito pelo outro, de espirito desportivo e não simplesmente um comportamento.
O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção.”
Com base no texto acima transcrito posso dizer que a expressão “fair play” em português significa jogo justo, ou seja, significa jogar limpo e ter espirito desportivo.
O fair play está ligado à ética do meio desportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma propositada.
Os praticantes de todas as modalidades devem procurar empenhar-se e disputar os jogos cumprindo as regras. Porém, nos tempos de hoje esta expressão tem outros sentidos, e adquire o significado de trabalhar ou apresentar uma conduta de acordo com os padrões éticos, sociais e morais.
O fair play tem uma conexão com o espírito desportivo, devido à influência do marketing e dos média pressionado os atletas aos melhores resultados possíveis, fazendo com que eles pensem na vitória a todo o custo, muitas vezes utilizando meios ilícito, como o doping, entre outros, quebrando os princípios de jogo limpo.
A disciplina de educação física tem um certo contributo e importância no contexto de definição de fair play, uma vez que com a prática desta disciplina adquirimos valores que nos proporcionam uma aprendizagem que permite estimular o cumprimento de regras, e possibilita o acréscimo de respeito pelo outro, amplifica o espirito desportivo, o que, interligado com todos os fatores anteriores permitem que se tenha um comportamento e atitudes dignos de se ser considerado portadores de atitudes às quais podemos dizer que está presente o fair play.
Sendo assim podemos dizer que o fair play é algo muito importante nos dias de