Socioambiental
São Paulo
2011
1. INTRODUÇÃO
A responsabilidade social das organizações assume um papel de destaque, particularmente neste mundo globalizado, em que há predominância de novas tecnologias da produção, pois, para assegurar a sua competitividade no mercado, a empresa necessita manter a qualidade de vidas das pessoas do ambiente próximo e remoto da organização sob sua responsabilidade.
Assim, o comportamento das empresas dentro da responsabilidade social é o de conduzir suas ações levando em conta aspectos e necessidades dos agentes, daquelas pessoas que se encontram em seu entorno, assim como dos fornecedores, clientes, investidores, governos, comunidade e meio ambiente.
São essas ações que levarão as empresas a se utilizarem de estratégias que contam com a melhoria da qualidade de vida, a valorização do ser humano, o equilíbrio ecológico e a equidade social.
Assim, o desenvolvimento do tema do trabalho tem como justificativa o fato de que o ambiente operacional para as empresas vem se tornando mais complexo diariamente, pois, a licença para operar abrange hoje muito mais que o simples atendimentos às formalidades e exigências governamentais para a obtenção do licenciamento ambiental e outras autorizações para instalação e operação. A sociedade vem demandando das empresas uma atitude de maior responsabilidade e transparência.
A proteção dos ativos, a manutenção da licença para operar e o controle adequado de questões relacionadas com responsabilidade compõem uma agenda de boa governança, gestão de risco e política de sustentabilidade.
O trabalho tem como objetivos apresentar conceitos a respeito de responsabilidade social, gestão ambiental empresarial, sobre desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial, e como objetivo específico apresentar a sustentabilidade na Cia. Suzano Papel e