Mar português
Introdução…
O nosso grupo de trabalho irá abordar e explicar da melhor forma possível:
- O que é o dia nacional do mar;
- O passado do mar, bem com o seu presente e futuro…
Sabemos que o mar é um dominador da costa portuguesa, tornando-se assim uma referência económica e cultural para os portugueses, pois, este oferece ao Homem, actividades e recursos.
Sendo o mar uma fonte de vida, deveria ser sempre olhado “como uma luz ao fundo do túnel “.
Em suma, esperemos que entendam o porquê de o mar não ter vindo a ter ao longo dos anos, sempre a mesma importância, utilizaremos linguagem simples e concreta para que o trabalho não seja maçudo, contribuindo positivamente, para que retenham uma ideia mais abrangente sobre estes temas.
Dia Nacional do Mar
No próximo dia 16 de Novembro celebra-se em Portugal o Dia Nacional do Mar. Neste dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o Direito do Mar.
Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar e, desde então, tem vindo a ser evocado através de uma série de eventos e iniciativas. A comemoração deste dia engloba um amplo conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, científica, entre outras. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas ligadas ao mar.
Qual a importância da celebração do Dia Nacional do Mar?
A comemoração deste dia engloba um amplo conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural,