Joelho
Glufke.G ¹
¹Universidade do Oeste de Santa Catarina-Campus Joaçaba.
Rua Getúlio Vargas, 2125 Telefone: (49) 3551-2000 www.unoescjba.edu.br Gabriela Glufke, Rua Ângelo Scarpetta, 372, Bairro Cruzeiro do Sul. Telefone (49) 91272101 ga_jba@hotmail.com Palavras Chaves: osteoartrite, joelho, reabilitação, fisioterapia.
RESUMO
Introdução: A osteoartrose ou osteoartrite (OA) é a doença articular mais freqüente, sendo a primeira causa de dor musculoesquelética. Acomete 20% da população mundial, sendo a terceira causa de afastamento do trabalho. Os processos degenerativos, inflamatórios ou infecciosos que comprometem a articulação do joelho promovem grande incapacidade funcional cuja repercussão se torna mais grave quando associada à dor, instabilidade e ao comprometimento poliarticular. Objetivos: tem por finalidade expandir os conhecimentos referentes à patologia apresentada pela paciente, assim como buscar as maneiras de tratamento mais adequadas para o caso, podendo desta maneira expor a paciente novamente às suas atividades funcionais livre de incapacidades e dor. Metodologia: o exame físico, a anamnese e o tratamento foram realizados na Clínica Escola de Pesquisa e Atendimento de Fisioterapia da UNOESC, Campus Joaçaba, com a paciente I.F.I do gênero feminino, 49 anos de idade, com o diagnóstico clínico de osteoartrite de joelho. Resultados e discussão: para que se possa traçar uma conduta eficaz de tratamento e ter bons resultados no que diz respeito à evolução clinica do paciente, é necessário estar de acordo com o que as pesquisas científicas trazem a respeito da patologia. A partir daí, podemos optar pelo melhor meio de reabilitação, de acordo com cada quadro clínico.
INTRODUÇÃO
A osteoartrose ou osteoartrite (OA) é a doença articular mais freqüente, sendo a primeira causa de dor musculoesquelética. .Por longo tempo foi entendida como uma doença degenerativa, conseqüência